Educação Infantil

Página anterior

Notícias

Esportes são essenciais para o crescimento de crianças e adolescentes

24/04/2017 2:23 PM


A prática esportiva como instrumento educacional trabalha o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, capacitando o aluno a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. Com o esporte, o indivíduo desenvolve competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
Na Facex, o esporte é um dos pilares fundamentais do trabalho pedagógico realizado com os alunos. Eles são orientados desde cedo sobre a importância de incluir na rotina de estudos a prática de exercícios físicos. A escola também oferece diversas modalidades esportivas aos estudantes.
A prática de atividades físicas é essencial para uma vida saudável, e começar desde cedo é o mais recomendado, assim nossas crianças já crescem sabendo dos benefícios que o esporte proporciona. Para favorecer a saúde dos pequenos, a modalidade escolhida não interfere muito no resultado, o essencial é ter afinidade com o esporte, praticá-lo com regularidade e levar a sério.
Além da diminuição no risco de se adquirir doenças como obesidade e diabetes, a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento dos ossos, músculos e órgãos. As crianças e adolescente mais ativos recebem também uma dose extra de proteção contra distúrbios da mente, como depressão e ansiedade, e ainda desenvolvem melhor habilidades como motricidade, coordenação motora e equilíbrio.
A coordenadora do setor Psicopedagógico da Facex, Jaqueline Maciel, afirma que no campo emocional, movimentar o corpo faz um bem enorme às crianças e adolescentes. “A prática de exercícios atua diminuindo a ansiedade, melhorando a atenção na escola, o sono e controlando a agressividade”, destaca a pedagoga.
A depressão também é um mal que pode ser minimizado com a ajuda da prática esportiva devido à produção de endorfinas pelo cérebro. Disciplina, raciocínio e sociabilidade completam a gama de benefícios obtidos pela prática regular de exercícios.
Jaqueline destaca, também, que na orientação do plano de estudos, o qual é feito com os estudantes, é sempre colocada a importância da prática de exercícios. “Principalmente os alunos das 3ª séries acham que não conseguem, por causa do volume de aulas, mas é essencial ter momentos para canalizar o estresse e aprender a manter o controle da mente”, afirma.
Ver mais Notícias

Telefone
(84) 3235.1415
Unidade Capim Macio
Rua Orlando Silva, 2896, Capim Macio, Natal/RN
Unidade CIC
Avenida Mal Deodoro da Fonseca, 540, Cidade Alta, Natal/RN.