Educação Infantil

Página anterior

Atividades Destaques

Facex é uma instituição preocupada com uma prática educativa a favor da autonomia intelectual dos educandos, fundamentada na ética e no respeito mútuo. Procurando estabelecer uma relação coerente entre as concepções teóricas que embasam a prática educativa e a realidade política, econômica e social em que estamos inseridos. Dentro dessa proposta, esperamos efetivamente contribuir para a formação de sujeitos:

Níveis

I ao 1º Ano

Objetivos

Propiciar uma exploração significativa do próprio corpo e de tudo que o rodeia, vivenciando situações que contribuirão para a construção do conhecimento de si, do outro e do mundo.
No referido projeto uma preocupação constante está sendo com a alimentação saudável, principalmente o lanche escolar.

Níveis

I ao IV

Objetivos

“Brincar é um das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, desde muito cedo, pode se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde ter determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação … A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre pessoas” ( Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 2, p. 22)
Considerando esta necessidade da criança introduzimos já algum tempo na nossa rotina semanal, o Dia do Brinquedo, momento muito especial, pois cada aluno tem a oportunidade de trazer ao colégio um brinquedo que gosta muito, e poder brincar de várias maneiras em outros locais da Escola.
Entre outros aspectos, o dividir e o aprender a brincar juntos são os grandes desafios para os nossos pequenos, considerando as características de determinadas faixas etárias. Por isso, aproveitamos estes momentos para fazer o grande exercício de troca e de amizade, e ainda, possibilitar que comecem a ter responsabilidade e cuidado com o seu brinquedo.
Para que este momento seja significativo cada aluno deve trazer, sempre, o seu brinquedo, no dia estabelecido, nos demais dias não é permitido trazer brinquedos, pois atrapalha as outras atividades.
Importante destacar que, além deste momento semana,l oferecemos atividades de recreação, jogos, parquinho, com o intuito de fortalecer a necessidade do brincar, estimular a sensibilidade, a afetividade e a capacidade de encantamento.

Níveis

I ao IV e 1º anos

Objetivos

Visa favorecer o resgate da literatura a partir dos grandes escritores infantis, bem como, despertar e desenvolver o gosto pela leitura. Constituindo-se estes, nos objetivos principais do trabalho. O projeto conta com a realização de diversas atividades, a exemplo de rodas de histórias, dramatizações, leituras na biblioteca, danças, músicas, fantoches, entre outros. As atividades na Biblioteca são semanais e objetivam o contato direto com o universo dos livros. Além disso, as salas são temáticas, estimuladoras à leitura, pois são ambientadas a partir de obras de escritoras nacionais.

 

Níveis

I ao IV e 1º Anos

“A música é um elemento básico e insubstituível na formação espiritual de um povo. A sua função não se limita à importância da formação estética, mas a de assumir um caráter eminente socializador. Dentro desse conceito é que foi implantado o ensino da música e do canto orfeônico nas escolas brasileiras… não deve limitar-se a uma simples exibição pública das qualidades musicais mais ou menos acentuadas da infância. Mas deve participar da vida cotidiana da escola, conferindo ao ambiente escolar uma expressão de sentimento cívico, de solidariedade e de disciplina”.

Na Educação Infantil a música vem sendo utilizada como suporte para vários propósitos: formação de hábitos, atitudes e comportamentos, comemorações e brincadeiras. Além disso, favorece o desenvolvimento do gosto e expressão musical em experiências que envolvem a vivência (produção musical), a percepção (apreciação musical), integrando aspectos lúdicos, afetivos, estéticos e cognitivos.

A informática é utilizada pela Educação Infantil (NI ao NIV) e 1ºs anos do Ensino Fundamental, enfocando o lúdico como caminho para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Diversas atividades são oferecidas com o propósito de desenvolver o raciocínio, organizar o pensamento, facilitar a expressão da criatividade, trabalhar a percepção espacial e visual, estimular a coordenação motora, bem como favorecer o processo de alfabetização.

A informática possibilita a utilização de recursos de diversas mídias, unindo imagens, animações, sons e simuladores ao conteúdo pedagógico. Além disso,  através da informática é possível a difusão multidisciplinar, trabalhando vários conteúdos de forma integrada e dinâmica.

A partir da história de Jesus no período da Semana Santa, refletir o verdadeiro sentido da Páscoa, vida e renovação, e nos tempos atuais a partilha, tomar como símbolo a “Última Ceia”, onde Jesus mostra a importância da partilha, da boa ação de pensar no outro. Dentro das nossas reflexões o PÃO servirá de símbolo para o exercício de compreensão do ato solidário, através de vivências, como a Campanha do Pão para doação ao Abrigo de Idosos. A cena da Última Ceia deverá ser mostrada aos alunos, a partir da célebre obra de Leonardo Da Vinci, vista pelo olhar da LOURDES DE DEUS, considerando sua técnica de pintura , características e  suas influências.
Algumas atividades lúdicas:

  • Caçada de ovos no vale encantado;
  • Confecção do tapete de pó de serra;
  • Culinária;
  • Pinturas em telas;
  • Tela viva;
  • Campanha do pão;
  • Lanche coletivo.

Recanto da Natureza

– Período: Agosto
– Objetivo: Vivenciar na prática os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre – Plantas e animais.

Tema – Projeto Literatura Viva
Professora: Elaine
Período: Abril

Facex Semeando Leitores

“Uma educação de qualidade se faz com leitura e leitores”.

Partindo deste princípio, a professora responsável pelas turmas do 3º ano BM/DV do Ensino Fundamental – Anos Iniciais , criou o Projeto Leitura Viva, que tem como objetivo despertar e fortalecer o gosto e o prazer pelo mundo das letras, dos sonhos e das fantasias.

O projeto vem sendo cultivado pelos pais, alunos, professores e todos aqueles que acreditam que a leitura é fonte de conhecimento. Neste mês, de abril, viajamos no mundo encantado de Monteiro Lobato, onde desenvolvemos fantásticas atividades de leitura, pesquisa, contação de história e muito faz de conta.

Tema: Chico Papeleta e suas histórias ecologicamente corretas

O melhor caminho para conhecer o mundo e aprimorar a escrita é através da leitura. O projeto apresentado pela professora do 4º ano, mostra a leitura como algo prazeroso e cria novas possibilidades de trabalho com texto literário, onde a fantasia e a imaginação se unem, adequando-se a realidade dos alunos.

Com o tema: Chico Papeleta e suas histórias ecologicamente corretas, os alunos têm a possibilidade de contribuir para a preservação do Meio Ambiente, desenvolver a leitura partilhada, dominar a escrita através de resumos (reescritas), elaboração de diversos tipos de textos, saltar a imaginação na construção de HQs e por fim, confeccionar um livro com material reciclado como conclusão do projeto.

Para o total êxito, as professoras apoiaram-se no livro Chico Papeleta e a reciclagem de papel (Nereide S. Santa Rosa) Editora Moderna.

– Período: Setembro
– Principais bairros de Natal e o Forte dos Reis Magos.

Período: Setembro
Objetivo: Levar nossos alunos a vivenciar os assuntos abordados pelas professoras, dando ênfase as pesquisas sobre o os pontos turísticos de Natal.

Período: Maio
Objetivo: Pesquisar sobre algumas questões ecológicas, analisando a preservação e os desequilíbrios ambientais.

 

Níveis

I ao IV e 1º anos

Objetivos

Pensamos em explorar a ideia dos “Sabores do Amor”, como metáfora, para discutirmos e vivermos de forma “saborosa” as relações de afeto vividas por cada família. Durante o projeto, o amor, o respeito, o cuidar serão os grandes SABORES experimentados.
Várias atividades foram realizadas: desenhos, pinturas, culinária, receitas, leituras, produções de textos coletivos e produção de poesias.
A família foi convidada e estimulada a saborear os vários momentos do projeto: escrevendo sobre o filho, enviando receitas da família, falando de momentos marcantes da família, acompanhando as homenagens que foram realizadas, e realizando a oficina, construindo poesias com os SABORES DO AMOR.

LEIA COMIGO! – Projeto direcionado ao empréstimo de livros do NI ao 1º ano, cada aluno será estimulado a levar 1 livro por semana para ler com a família. De acordo com o acervo, será monitorado o empréstimo, com controle numa ficha individual.

Objetivos

Favorecer a leitura em família.
Estimular leituras diversas.
Criar uma comunidade de leitores.

Telefone
(84) 3235.1415
Unidade Capim Macio
Rua Orlando Silva, 2896, Capim Macio, Natal/RN
Unidade CIC
Avenida Mal Deodoro da Fonseca, 540, Cidade Alta, Natal/RN.