Fundamental

Página anterior

Atividades Destaque

Apresentação

O projeto Hábitos Saudáveis visa integrar atividades no decorrer do ano letivo favorecendo o enriquecimento da proposta lanche saudável em nossa escola.

Objetivo

Desenvolver na escola a consciência de hábitos saudáveis necessários para o crescimento e desenvolvimento de cada criança, observando a alimentação, higiene e auto-cuidado como ações e atitudes fundamentais para o amadurecimento intelectual na formação do cidadão responsável e consciente

Turma: 4º anos.

“ A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada” Afonso Romano de Sant’Anna”.

Sabendo a importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Afonso Romano, o Projeto Tecendo Poesias, em consonância com o nosso Projeto Anual: De portas abertas para o mundo formando o ser Universal, optamos por trabalhar o cotidiano do mundo com toda a sua diversidade de maneira envolvente, atraente e prazerosa.

Objetivo

Explorar a sistematização de atividades orais e escritas transformando os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos. Além de propor aos educandos a interação entre os próprios.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver o hábito pela leitura;
  • Diferenciar o texto poético dos demais textos lidos na sala;
  • Envolver o leitor e o ouvinte com o prazer
  • Despertar o gosto estético e o gosto poético;
  • Oportunizar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem;
  • Escrever textos de acordo com o conhecimento que possuem sobre a escrita e trocar informações sobre os mesmos com os colegas;
  • Participar de encontros literários na própria classe e em outros locais.
  • Desenvolvimento

1.SELEÇÃO DOS POEMAS PARA SEREM LIDOS PARA OS ALUNOS ALÉM DAS POESIAS DO LIVRO “ Classificados poéticos”:
– Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles;
– A Bailarina – Cecília Meireles

2. RODAS DE RECITAÇÃO COLETIVAS;

3. PARTICIPAÇÃO EM ENCONTROS LITERÁRIOS;

4. ESCREVER E REESCREVER OS POEMAS TRABALHADOS

5. CARACTERIZAÇÃO DE POEMA.

Chamar atenção para aspectos que caracteriza um poema e o diferenciam de outros textos: estrutura, (versos e estrofes), expressões próprias do texto literário, dos poemas em particular (rimas, musicalização e ritmo).

FECHAMENTO.
Apresentação –

SARAU
Local: Unidade IV Maria das Dores (Educação Infantil).

POESIAS
A Bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina

Não conhece nem dó nem ré
Mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem lá nem si
Mas fecha os olhos e sorrir.

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
E nem fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
E diz que caiu do céu.

Esta menina
Tão pequenina
Que ser bailarina

Mas depois esquece todas as danças,
E também quer dormir como as outras crianças.

Telefone
(84) 3235.1415
Unidade Capim Macio
Rua Orlando Silva, 2896, Capim Macio, Natal/RN
Unidade CIC
Avenida Mal Deodoro da Fonseca, 540, Cidade Alta, Natal/RN.