PROTOCOLO DE RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS

ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) E ENSINO MÉDIO
UNIDADES CAPIM MACIO E DEODORO

Logo do colégio facex

DIRETRIZES

ENTRADAS
  • Ensino Fundamental (anos fnais) – Horário de entrada: 6h30 às 7h
  • Ensino Médio – Horário de entrada: 7h às 7h30
DIRETRIZES
  1. O aluno entrará sozinho na escola pelo portão de entrada da Unidade 02;
  2. O aluno limpará os pés no tapete de desinfecção;
  3. Todos os alunos deverão usar uma máscara individual, um recipiente com álcool em gel e, se posssível, uma viseira (fornecida pela família);
  4. A máscara deverá ser colocada em casa, antes da ida à escola, e utilizada no transporte escolar ou no carro. A troca da máscara deverá ser feita após o horário do lanche (orientamos que as máscaras possuam cores diferencidas);
  5. A máscara deverá ser usada durante todo o tempo de aula;
  6. Os alunos deverão se deslocar imediatamente para as salas de aulas;
  7. Os alunos serão comunicados previamente dos seus respectivos horários;
  8. A equipe de Apoio Pedagógico receberá os alunos e os professores com um termômetro, medindo a temperatura de todos;
  9. As estagiárias ficarão supervisionando os alunos até os professores chegarem;
  10. Algumas salas serão oferecidas como pontos de suporte para ministrar as aulas remotas às turmas que ainda não regressaram à escola;
  11. As aulas permanecerão com 45 minutos de duração;

RETORNO DAS TURMAS

ENSINO REMOTO (ER) E ENSINO PRESENCIAL (EP)
  • O retorno presencial será feito com 50% do número de alunos, alternando semanas;
  • A separação de turmas obedecerá a ordem numérica da chamada, com 50% nas aulas remotas e 50% nas aulas presenciais.
  • A estrutura estará organizada para o uso de todas as turmas, e as salas já estão preparadas com ambientes de suporte para os professores ministrarem as aulas remotas das turmas que ainda não regressaram à escola (sala da Base de Redação + sala de Apoio ao Docente).
RETORNO AS AULAS
Terça-feira, 29 de setembro ensino médio
Segunda-feira, 5 de outubro 9º e 8º anos
Quarta-feira, 7 de outubro 7º e 6º anos

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DAS SALAS
  1. O aluno, no percurso para a sala de aula, seguirá a sinalização, mantendo sempre a distância de 1,5m dos demais alunos;
  2. O mapa de sala será elaborado com o aluno fcando sempre na mesma carteira;
  3. O distanciamento entre as carteiras será de 1m e 50cm (demarcado com fitas);
  4. A desinfecção das mãos, em sala, com álcool em gel, será feita durante o horário de aulas;
  5. A lavagem das mãos, com água e sabão, a cada ida ao banheiro é obrigatória;
  6. A mochila ficará perto da carteira do aluno;
  7. O material do aluno deverá vir na mochila de acordo com os horários de aula, juntamente com estojos e objetos pessoais;
  8. O empréstimo ou a troca de materiais em sala não ocorrerá em hipótese alguma;
  9. As salas estarão sempre desinfectadas.

INTERVALOS

INTERVALOS PARA ÁGUA E BANHEIRO(1º MÊS DE RETORNO)
  1. Divisão dos Intervalos em dois tempos de 10 minutos.
    • 6º ano: 9h às 9h10 para ida ao banheiro;
    • 7º ano: 9h10 às 9h20 para ida ao banheiro;
    • 8º ano: 9h45 às 9h55 para ida ao banheiro;
    • 9º ano: 9h55 às 10h05 para ida ao banheiro;
    • 1ª série: 10h30 às 10h40 para ida ao banheiro;
    • 2ª série e 3ª séries: 10h40 às 10h50 para ida ao banheiro;
  2. Observação: todo aluno deverá trazer a sua garrafa de água (preferencialmente de 1 litro). Não será permitido o uso de copos.
    TURMAS
    11h20 11h25 11h30 11h35 12h10 12h15 12h20 13h 13h05
    6º A/B 8º A/B* 6º C
    7º A
    7º B
    9º A
    8º A/B* 9º A/B
    1ª A/B
    2ª A/B 1ª A/B 2ª A/B
    *As turmas, do 8º ano a 2ª série, variam a saída conforme os dias em que possuem o 6º e o 7º horários

IMPORTANTE:

  1. O comprometimento dos pais em buscarem os flhos nos horários determinados para sua respectiva saída será imprescindível;
  2. A escola destinará um espaço para o aluno caso o responsável se encontre impossibilitado de atender ao horário de saída.

PREPARAÇÃO PARA A SALA DE AULA

IMPORTANTE:

  1. Carteiras estarão espaçadas com a distância de 1,5 metro umas das outras;
  2. As janelas e portas fcarão abertas em todas as aulas;
  3. Os alunos que quiserem ir ao banheiro esperarão na frente da porta e serão acompanhados pelo Apoio Pedagógico;
  4. Qualquer aluno que apresente sinais suspeitos de doença gripal será isolado. A família será chamada e o aluno retornará para casa;
  5. A desinfecção completa da sala será feita no fm da manhã;
  6. As salas fcarão abertas e arejadas ao fnal de cada limpeza, garantindo o arejamento desses locais;
  7. Todas as salas terão ventilação natural.

HIGIENE DOS PROFESSORES

HIGIENE DOS PROFESSORES
  1. Uso obrigatório de máscara e viseira em sala de aula e dentro de toda a instituição;
  2. Limpeza frequente das mãos;
  3. Distanciamento obrigatório de 1,5m dos alunos e dos funcionários;
  4. Controle da temperatura na entrada da instituição. Caso a temperatura seja superior a 37 º, o professor não entrará no estabelecimento.

HIGIENE E ROTINA

REGRAS DE HIGIENE E ROTINA
  1. Só retirar a máscara para beber ou comer e colocá-la de volta imediatamente;
  2. Usar o cotovelo ao tossir;
  3. Lavar regularmente as mãos;
  4. Não se aproximar a menos de 1,5m das pessoas;
  5. Lavar as mãos com água e sabão a cada ida ao banheiro.
  6. LANCHE: as turmas lancharão dentro da sala de aula e, a princípio, não teremos intervalos nos pátios.
    A família que optar por adquirir os lanches da cantina deverá entrar em contato com o responsável via WhastApp - Bira Lanches (99945-6454)

ADESÃO AS AULAS PRESENCIAIS

ADESÃO AS AULAS PRESENCIAIS

Caso a adesão de aulas presenciais seja superior ao número de alunos que é considerado seguro, levando em conta os critérios do decreto municipal no que se refere ao distanciamento e à segurança de todos, trabalharemos com a organização de rodízio dos alunos no sistema de aulas presenciais.

Os pais serão comunicados com antecedência sobre os dias que seus flhos poderão participar presencialmente das aulas.

Caso haja mudança de opção do ensino remoto para o ensino presencial, o responsável deverá informar à escola e aguardar o prazo de cinco dias úteis para as adequações necessárias. Quando a opção for inversa (do presencial para o remoto), a escola deverá ser comunicada imediatamente.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA AULAS PRESENCIAIS DURANTE A O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Cumprindo com o decreto municipal de número 12.054/2020, o qual autoriza o retorno das aulas presenciais nas instituições particulares, segue o modelo do termo de responsabilidade que os pais ou os responsáveis deverão assinar. A assinatura do termo será feita de modo eletrônico. Os responsáveis receberão, juntamente com essa cartilha, um link, o qual os direcionará ao termo de responsabilidade. No termo, os responsáveis deverão assinalar que estão cientes de todas as informações nele contidas e que autorizam o retorno do aluno às aulas presenciais.