Notícias

COMUNICADO OFICIAL – CORONAVÍRUS

13/03/2020 1:11 PM


CORONAVÍRUS: COMO A ESCOLA PODE PREVENIR A INFECÇÃO E PROTEGER A COMUNIDADE ESCOLAR.

Prezada comunidade escolar,

A seguir, compartilhamos com vocês informações valiosas para afastar o vírus dos ambientes escolares, visando à orientação dos colaboradores, alunos e familiares sobre medidas preventivas.

Enfatizamos, ainda, que as famílias de alunos que viajaram recentemente aos locais com incidência do vírus não encaminhem as crianças à escola durante o período de incubação da doença.
Estamos incluindo o tema nas atividades escolares, falando da importância da prevenção, envolvendo os alunos, famílias e colaboradores de forma educativa.
O álcool em gel está disponível em diferentes pontos da escola e a atenção com a higiene dos ambientes foi redobrada.
Prevenir é a melhor solução, então, não esqueça de:
• cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
• utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• não compartilhar objetos de uso pessoal;
• limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
• lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
• evitar o contato cordial do dia a dia, como cumprimentos de mãos, abraços ou beijos no rosto.

IMPORTANTE: caso a criança apresente sintomas de gripe ou de resfriado, solicitamos que ela não seja encaminhada para a escola até que seja diagnosticada e, assim, autorizada a retomar a rotina normal.
Fique atento aos sintomas!
São sintomas da doença: febre, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Saiba como o coronavírus é transmitido.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos contagiosos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, sabe-se que a transmissão do coronavírus por contato pessoal se dá através de secreções contaminadas, tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vamos, juntos, fortalecer essa rede de proteção!

Fonte: Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ofício-Circular nº 41/2020/Diapo/ChefiaGabin/Gabin-FNDE e Hospital Israelita Albert Einstein (Equipe de infectologistas)


Telefone
(84) 3235.1415
Unidade Capim Macio
Rua Orlando Silva, 2896, Capim Macio, Natal/RN
Unidade Deodoro
Avenida Mal Deodoro da Fonseca, 540, Cidade Alta, Natal/RN.